A Volta da Nossa Imagem

Esta imagem é uma delícia e a mim que tenho muitos anos de carreira e sempre soube que o que sustenta a hotelaria e turismo é atendimento e serviço, esta abençoada imagem me faz lembrar de um monte de histórias que demonstram o quanto ela está MUITO ERRADA.

Nos idos da década de 70 quando os EUA abriram o mercado para as companhias aéreas e deixaram de exercer controle sobro o preço das passagens as companhias, passaram a amargar prejuízos, ano após ano, isso se verificou até 1985 se não me engano.

Na época como em todas as outras apareceu um oportunista no mercado sobejamente arrojado, o nome dele era Donald Burr, este senhor tinha como propósito o mercado em crise das cias. Aéreas e o mercado do transporte rodoviário de 1º linha. Então colocou em prática seu plano: Comprou aeronaves deixadas pelas companhias grandes a maioria ainda poderia voar muito tempo, retirou delas todas as poltronas e trocou por cadeiras de plástico fixadas nos assoalhos. isto majorou em muito a capacidade de colocar pessoas a bordo, aboliu o serviço de bordo e podia viajar pelas leis vigentes com uma tripulação mais reduzida.

Esse senhor ganhou dinheiro que precisava pegar de caçamba, e achou que “era o cara”. A American Airlines se dedicou a estudar entender e colocar em prática o Revenue Management e foi logo seguida por outras das grandes, porem o sistema novo e complexo só pode ser realmente colocado em prática em 1ªJaneiro de 1985. Até então Burr ganhou tudo o que pode e depois FALIU. Do topo à falência levou 6 meses. Porque: – As pessoas querem atendimento e serviço, e assim que o Revenue management, mostrou que tudo isso era viável e os preços poderiam ir para patamares competitivos acabaram o passageiros de  PeopleExpress, Inc. – A empresa de Burr

“Acredito que todos os me  leem sabem que tudo o que nos acontece é sempre culpa nossa, e não venham com exceções tipo COVID porque não tem nada disso. Não é o COVID-19 é a forma como vc reage às besteiras e arbitrariedades dos governantes vendidos, logo a culpa é sua ou nossa, não do COVID-19.”

Temos aqui mais uma vez o resultado do que acontece quando você tira do público ATENDIMENTO E SERVIÇO.

2ª lição – Donald Burr entendeu o que lhe havia acontecido, FALIU – o que ele não entendeu é o que a própria bolsa de Nova York levou 8 meses para entender, como o Revenue Management dava aqueles resultados? ( EU SEI ). Este senhor comprou ou já tinha não vem ao caso uma mansão nas ilhas virgens Inglesas, fechou-se lá e foi estudar como o Revenue Management o havia vencido. Aprendeu e voltou a ficar MILIONÁRIO, ele viaja pelo Mundo dando palestras sobre o que lhe aconteceu e o que ele deveria ter feito para que não acontecesse.

Entendem agora meu slogan:

“Não há hotéis que não deem lucro, há hotéis mal administrados”

(Claro minha formação é RM.) Não existe empresa deficitária gerida por um processo de RM ciência econômica de gestão.