O Consultado Pergunta

Amigo Eduardo isso a gente já viu mais vezes, mas nada como a experiência de quem faz há 40 anos.

Resposta à sua 1ª duvida. – Não se trata de lucratividade e sim de custo operacional, um hotel precisa operar com 29 a 33,3% de ocupação, estamos falando do seu hotel, se entrarmos no luxo isso muda.

Exemplo: se fatura 100, seu custo não pode ser superior a 33,3.

Eu nunca operei assim isso é académico, mas tenho consultados que operam. Eu nunca operei HOTÉIS, a menos de 34,9% nunca cheguei aos 35% – porém eu invisto mais sei o porquê e onde porque sei onde isso me leva.

Um Hotel não opera a 33,3% porque queremos, precisamos definir os parâmetros que levam a isso.

Uma pequena história: Uma amiga, excelente gerente e grande exemplo uma vez me pediu para dar a formação de Revenue Management para ela e uma colegas de rede. Ao final veio me dizer que o hotel dela (Um Condo-hotel) com 189 quartos, não baixava dos 42% – Condo Hotel não é seu caso, mas eu disse a ela que isso estava alto, aconselhei-a a preencher as planilhas do curso e depois me chamar para ver onde chegávamos, consegui num primeiro momento e sem grandes dificuldades passar dos 42% para os 39,7% e acabamos, depois de ela executar alguns procedimentos que se faziam necessários chegar ao custo operacional de 37,4%. Naquela unidade por suas características isso era muito bom.

Precisa configurar o Hotel.

2) – O Lucro é do hotel, cada PDV precisa se pagar e dar lucro, mas às vezes mesmo havendo lucros menores o total precisa chegar nos 33,3 ou os 34,9%, mas aí a rentabilidade precisa valer a pena.

Restaurante deve dar um lucro de 33% isso no Brasil é quase impossível devido há carga tributária, mas os 25% são alcançáveis.

Detalhes, o pequeno-almoço (café da manhã) os custos são atribuídos à diária sempre que o meso esteja incluso, c aso contrário é room servisse.

Eventos têm seus custos e ocupação separados, a taxa de ocupação de eventos precisa ser calculada pois como em todo o resto precisamos determinar o Brake-invent-point. (ponto de equilíbrio).