Precificação – Preços BAR – ou – Melhor preço disponível

Não acham que isso não deveria ser um assunto aleatório, é o preço que eu quero de acordo com o meu movimento, engraçado, é verdade mas isso precisa estar fundamentado, então não pode ser feito por um gestor de canais, ele precisa ser feito automaticamente do PMS isso sim deve seguir alguns parâmetros, para o gestor de canais e não como é feito hoje pelos ditos especialistas em RM, vamos entender desde já que a flutuação de preços é a última ponta do RM e que RM ou Revenue Management é uma ciência econômica de gestão. Vou tentar seguir o ditado Chinês que diz “uma imagem vale mais que 1000 palavras, e vou usar um Hotel com 113 UHS que é uma planilha que já tenho feita.

Reparem no custo previsto UH vazia – na primeira imagem  onde a previsão de ocupação grifada em amarelo é de 34% o CUV é de 91,99.

Na 2ª o grifo em amarelo está em 41% vemos que a ocupação média subiu 7% porém o custo da UH vazia reduziu para 80,06 ou seja 14,9%.

Ninguém aqui está sugerindo que baixem os preços no aumento de ocupação, muito antes pelo contrário, porém como o lucro é um percentual sobre o custo – se quiser reduzir o preço o percentual de lucratividade vai se manter o mesmo. Só não aconselho fazer isso.

Uma planilha de custos não termina aqui, mas ao aqui chegar está quase no final, mas este dado é o principal pois aqui vamos numa outra etapa, e isso é amplamente explicado em nossos cursos não vou explanar aqui – adicionar o nosso Mark-up e todos os custos do apartamento ocupado.

Na imagem a seguir entendo o que aconteceu com o preço de custo versus ocupação, comparem na imagem e com os da imagem anterior.

Na imagem superior trabalhamos com 40% e na inferior com 45% reparem que ao aumentar 5% de ocupação o custo apenas caiu 7,8%

Por isso quem lê meus artigos está cansado de me ver escrever, custo não de reduz, se dilui.

Vamos ver agora em algumas outras imagens como esta, porque a quantidade de BAR – ou melhores preços precisa estar fundamentada. COMECEMOS PELA fig. Acima. 40% – 45% – as próximas terão – 50% – 55% – 60% – 65%

Não vou passar de 65 pois é a maior ocupação que a grande maioria consegue hoje em dia.

Reparem no detalhe, aqui temos 8 preços de custo diferentes, podemos ter e devemos ter 8 BAR eles estão devidamente fundamentados.

Quando determinamos BAR – Melhor preço disponível sem o respetivo fundamento podemos ou não estar ganhando, até porque o melhor preço disponível na minha opinião é o menor percentual de lucro que eu aceito ter, se a conta não estiver correta é muito fácil começar a perder.

Um outro exemplo, um hotel de 200 Uhs (para termos um número redondo), segunda feira de manhã ele está com 30% de ocupação = 60 Uhs A Administração quer que o preço seja atualizado cada vez que ocuparmos mais 5% dos apartamentos, ou seja a cada 10 Check-ins o preço sobe, neste dia invariavelmente vamos ter 14 preços BAR, se a ocupação passar dos 95%..

Será que consegui que entendessem que a precificação correta é fundamental e deve ser FUNDAMENTADA?

A Águia consultorias, especialista em Revenue Management pode ajudar qualquer tipo de empresa a iniciar a planilha certa para uma precificação sempre correta e o principal dando lucro.

Já fizemos isso em Grandes frigoríficos, e acredite se quiser, segundo o diretor financeiro nossa lista de preços de custos era pequena, ela tinha menos de 14 mil – sim (Catorze mil preços diferentes) e o fundamento é exatamente o mesmo. O que muda? Quando carrego 40 toneladas em um Camião tenho um valor, quando carrego 400 mil toneladas em um navio tenho outro. Mas o fundamento é o mesmo.