RevPAR – (Revenue per Available Room) -receita por apartamento disponível
Engraçado, (receita por apartamento disponível)? Bem então deixa disponível já que ele gera receita!
Na verdade, é uma métrica, muito fraca, e como tal requer muito cuidado e para a Hotelaria ela não é de forma alguma a mais indicada, afinal ela preconiza receita por apartamento disponível, porém é uma métrica e pode ser usada. Já se falarmos de condo hotéis ela é necessária temos que dar satisfação aos investidores e esta métrica pode ser usada. Mas por falar em RevPAR qual a de sua preferência:
Onde:
TO=Taxa de Ocupação
ADR=Diária média
E a conversada RevPAR.
Já decidiu qual dos dois casos você prefere?
O que acontece quando se usa a métrica RevPAR e o valor que se coloca na conta do investidor não bate com a matemática? É pela fragilidade desta métrica.
O Investidor tem direito a rentabilidade e o RevPAR fala de receita então vamos ver a métrica que concorde com o saldo bancário. A GOPPAR.
A métrica correta é GOPPAR (Gross operational profit per available room) ou em Português (Lucro operacional bruto por apartamento disponível). Esta sim é a métrica que devemos levar em consideração sempre.
Que nada mais é que a diferença entre a receita do apartamento RevPAR e o custo para que esta receita fosse gerada, esta diferença nos dá a RENTABILIDADE e é nela que não só o Revenue Management, mas qualquer administração coerente deve estar focada. Porém o Revenue Management é sempre e só focado na rentabilidade.
O Nosso Slogan: “Não há hotel que não dê lucro, há hotel mal administrado” vale para toda a empresa cuja administração esteja realmente muito bem fundamentada, nós preferimos o Revenue Management, mas há pessoas que se dão muito bem com outros processos. Porém quando você pretende crescer junte ao RM com um processo de meritocracia bem feito.
0 comments
Write a comment