A Expansão Hoteleira, Goiânia!!!
Três anos e meio antes da copa do mundo, eu li uma postagem feita pela presidente da ABIH de MG onde esta autora dizia que havia em faze inicial de projeto 30 novos empreendimentos hoteleiros, era nítida a preocupação desta Senhora pois ela tinha noção de que seriam mais trinta elefantes brancos se o Governo não investisse o que prometeu em determinados centros de convenções e havia ainda uns outros investimentos que eram a nível municipal.
Atrevi-me a colocar que aqueles empreendimentos e a maioria do parque hoteleiro local estava fadada ao fracasso, e para não falar só da parte negativa disse o que deveria ser feito para que tudo fosse bom para todos. Fizeram os 30 Hotéis, afinal o que alguém com 43 Anos de Gestão hoteleira em 3 continentes do Mundo com vivência em gestão de Hotéis de 150 a 1500 UHS pode entender de mercados? Assim eles não só acabaram com a hotelaria como levaram a área imobiliária de escritórios para o mais baixo patamar de mercado, quando eram a melhor cidade para se investir em prédios de escritório no País, em suma são uns gênios.
Goiânia, uma cidade que me é muito simpática está a dois passos de cometer exatamente o mesmo erro que Belo Horizonte cometeu há 8 anos. Se depender de mim não vão cometer.
Tudo nasceu da leitura desta notícia. E a euforia vem de que o Goiânia Convention and Visitors Bureau (GCVB) captou 92 eventos de grande porte. Vamos por partes:
Eventos de Grande Porte, isso são eventos para mais de 5500 Pessoas, foi isso que conseguiram? O parque hoteleiro de Goiânia suporta hoje mais do que isso. Na semana de 09 a 13 de abril 2018 haverá um evento com 8000 participantes.
Segundo a própria notícia, no próximo ano ou dois, estão para abrir mais 1.261 UHS. Isso representa no mínimo 2.900 Leitos. Estamos então aumentando a capacidade da Cidade. Ou seja, colocando o carro na frente dos bois, e isso provavelmente por informações ou histórias contadas por quem não vai investir um único centavo, além de que mesmo administrando nunca terão percas, porém os investidores não terão retorno algum e isso com certeza a menos que sejam fechados contratos com Administradoras que sejam remuneradas sobre o GOP. Sim conhecemos Administradoras hoteleiras que trabalham assim.
Querem investir em novos hotéis? Perfeito acho que precisamos progredir. Mas primeiro garantam pelo menos 30 a 36 Grandes eventos por ano + de 5500 Participantes, e todo o staff que os acompanha. Sem isso a nova BHZ está formada.
Além de eventos com mais de 5500 Participantes por ano precisa garantir isso para os próximos 6 anos, estamos falando de uma cidade, logo 6 anos é considerado curto prazo – o médio são 15 e o longo são 20.
Para se pensar em aumento do parque hoteleiro o (GCVB) precisaria ter realmente FECHADO devidamente CONTRATADO, no mínimo 10 X mais do que tem para os próximos 5 Anos.
92 eventos e isso são 127 mil participantes ou pessoas envolvidas, porém é uma média de 1380 participantes por evento, hj Goiânia suporta isso com meia dúzia de hotéis do seu parque hoteleiro. CUIDADO.
Primeiro qualifiquem a mão de obra existente e comecem a qualificar nova, senão os eventos vindouros começam a cancelar. Os hoteleiros locais, principalmente os individuais, preparem-se para não perder hóspedes para os novos hotéis a abrir, e sim isso é possível. Como estou sempre fundamentado em números deixem-me compartilhar: Abre um hotel novo, você perde uma diária de 60% dos seus Hóspedes fiéis (cliente não é fidealizável), só hospede. Mas, você só perde uma diária, eles vão experimentar a novidade. Desses 60% 45% voltam os outros 15% vão embora. (15% é número máximo). Só que dos 45% que voltaram, eles vão lhe trazer pelo menos o dobro dos 15% que vc perdeu e eu explico porquê.
Tal como os seus hóspedes que foram pela novidade, mais meia dúzia de seus concorrentes tiveram o mesmo fenômeno só que no caso de alguns deles foram não só pela novidade como por alguma insatisfação e estes em conversa com os seus que voltaram acabam aderindo ao seu ATENDIMENTO. Então foque em atendimento e serviço, sei que Goiânia tem alguns Hotéis com gestores que entendem exatamente o que eu digo aqui.
Nossa especialidade é qualificar mão de obra hoteleira, a tecnologia tem ajudado muito nisso já que ao agilizar processos nos deixa tempo para dedicar ao mais importante de nossa existência, O Senhor Hóspede.
Não entrem em crise daqui a 2 Anos, qualifiquem-se e deixem a crise para os que estão chegando, ou juntem-se a Belo Horizonte, que neste momento este é o quadro que se desenha para Goiânia.
0 comments
Write a comment