Administração, Planejamento e execução

Na Hotelaria e isso não deve ser muito diferente em qualquer empresa com uma boa administração uma vez por ano é feito o Planejamento Orçamentário Anual que traz consigo definição de metas numéricas. No caso da Áquia Administradora, e o mesmo recomendamos aos consultados da Águia Consultoria, isto é feito o mais tardar até outubro com vista ao exercício seguinte, porém um planejamento completo precisa nos mostrar muito mais. Ele é uma demonstração do auto-conhecimento da empresa, suas áreas com todos os pontos baseados no “SWOT” (Sigla em inglês), sua hierarquia e as atribuições de cada uma delas. Não precisamos lembrar que não é uma tarefa para uma ou duas reuniões, primeiro porque é um processo que deve ser feito por cada Gestor de setor, e depois aí sim revisada pelo Gerente geral no caso de uma só unidade. A partir daqui já deixamos bem claras metas e responsabilidades de cada um.

Este estudo não pode de forma alguma esquecer o mercado, e aqui falamos de todo ele, fornecedores diretos e indiretos seus perfis comportamentais e não vamos esquecer o cliente que no caso da hotelaria o bom é que possamos falar em Senhor Hóspede, são eles que nos dão razão de existir, o cliente ele vai e volta ou não, o hóspede é fiel.

O Planejamento devidamente elaborado não pode nem deve deixar de lado a matriz simples de benchmarking, ela é uma ferramenta indispensável mesmo não sendo a principal para quem quer resultados positivos na Hotelaria ou em qualquer outro ramos que envolva público e clientes.

Um dos “erros” imperdoáveis é o uso que se faz do POA por mais bem elaborado que esteja, na grande maioria as empresas quatro ou seis meses depois do início do exercício fiscal convocam a tais “reuniões de cúpula” para ver como está o desempenho real em relação ao estimado. Este procedimento na maioria das vezes nos leva aquela triste conclusão: “agora Inês é morta” pois não há nada a fazer com o que aconteceu.

Portanto nós da Águia Consultoria e da Áquia Administradora hoteleira acompanhamos estes dados poderíamos dizer que diariamente, é no dia de hoje que nasce o amanhã. Em que pesem as centenas de teorias sobre o assunto, não temos dúvida nenhuma que o principal nestes casos é muito mais o que se faz, do que a teoria que se defende. A nossa sempre foi muito clara:

“Não há hotéis que não deem lucro, há hotéis mal Administrados”.  E isso em qualquer tempo, até porque sabemos que empresa deficitária se liquida.

Lembre-se sempre de um detalhe, o bom planejamento requer: Estratégia; Pessoal; Processos; Acompanhamento e execução.

Em hotelaria quando falamos de pessoal gostamos de lembrar que este precisa ser tratado sempre como você gostaria que ele tratasse o seu melhor Cliente.