2018 sem mistérios ou especulações

Para 2018 – Qualifique-se
Encontrei um artigo sobre o qual já fiz uma postagem haja vista que a revista que o publicou desta vez faz menção ao original, e me chamou mais uma vez a atenção inicialmente o título “cinco previsões para a hotelaria em 2018” a primeira coisa que me chama a atenção é: só 5? Mas já que foram cinco vamos falar nelas na ordem em que foram colocadas, a primeira é:
# “As diárias no Brasil vão subir em algumas cidades.”
Aos nossos consultados fica o alerta, todas as diárias até aquelas nas cidades com maiores dificuldades de mercado podem subir, e deverão, porém, não se esqueça de lhes agregar valor principalmente com ações que o seu cliente estivesse esperando ou que o possam surpreender positivamente, senão ele vai dizer “Aqui a única coisa que mudou foi o preço” e isso não será positivo e vai dar um resultado contraproducente, cuidado.
A segunda colocação brada aos céus:
# “Controlar os custos de distribuição é cada vez mais possível”
O que é que é isso? sempre foi possível controlar os custos, todos eles e qualquer um, tudo o que se paga é mensurável, pessoalmente faço isso há 43 anos e com precisão suficiente (matemática é uma ciência exata) para poder gritar aos 7 ventos, “Não há hotéis que não deem lucro há hotéis mal administrados.” Ou dirigidos por quem não sabe fazer contas o que dá no mesmo. Não tem como ter certeza que um empreendimento vai dar lucro se não puder determinar custos todos e os mais detalhados.
Nesta parte eu vou postar uma planilha manuscrita que tem mais de 35 anos e todos os que participaram de nossos cursos já a viram, então
não é algo digitalizado para postagem é real e aproveito para deixar a outra “boa notícia” se você não sabe fazer numa calculadora comum, ou mesmo no Excel como pode ter certeza que o que o sistema lhe diz está certo? Eu posso apontar uma dúzia de relatórios procedentes de PMSs cujos resultados finais não estão de acordo com o desejado. Estará errado? Não, não estão errados o problema é que o programador não conhece esse tipo de cálculos logo a programação vai com o conhecimento do programador. Então sempre foram feitos custos corretamente só que estes são corretos sempre que feitos por quem realmente sabe. Os sistemas refletem o conhecimento do programador ou de quem o orienta.

Tudo o que se paga pode e deve ser mensurado – de preferência previamente
A terceira colocação é uma demonstração de que algo está muito atrasado;
# Vendas diretas no site vão crescer (se fizermos o serviço de casa)
Um de nossos maiores consultados iniciou este processo há cerca de 5 anos, um destes dias eu precisei de uma informação da região e liguei fazendo a pergunta: Amigo qual é o seu Maior e Melhor cliente? Adorei a resposta, ele apenas me disse: “Rui você nos disse o que fazer e nós seguimos seu concelho há quase dois anos mês após mês o nosso melhor cliente é o motor de reservas do nosso site,” aquela OTA que é a campeã nacional pelo menos nos estados onde temos consultados vem em segundo lugar sempre. Então estão falando neste artigo de algo que nós recomendamos aos nossos consultados há 5 anos, e os que (fizeram as lições de casa) estão colhendo os frutos há dois, é um serviço árduo e de formiguinha, mas ele funciona e os resultados são excelentes, reduzem drasticamente o custo de distribuição.
Então hoje o mercado tem ótimos motores de reserva com preços que qualquer tamanho de Hotel pede pagar com muita facilidade é só usar, muitos deles integram com PMSs do mercado e alguns têm até o próprio PMS e muito robusto. Lá se vai o tempo em que precisava pagar US$ 100 por um Motor de reservas ou mesmo um valor ou percentual por reserva efetuada isso não é mais necessário.
Não tem o seu, ou ele é muito caro. Há soluções acredite.
A quarta observação: # Viver como um local e não ser um local
Isto é hotelaria você é global, mas trás para dentro de seu empreendimento a comunidade local isso é milenar e as grandes Redes em operação no Brasil já perceberam que perderam muito deixando as origens para trás, errar é humano, reconhecer o erro e corrigir é para os conscientes.
E lembrem-se Airbnb é a mesma coisa que aconteceu com a onda dos flats dos anos 80, parem então com bravatas que não levam a nada e façam o que tem que ser feito sem esquecer que é feito a nível de município nada a ver com governos ministérios ou Federação, vejam o exemplo de Caldas Novas-GO.
E por fim o óbvio: # Boots, Messaging e Facebook serão a bola da vez.
Tão óbvio que enquanto o leitor leu este texto 2 milhares de portas na rede Hilton foram abertas pela aproximação do celular, ou seja, vamos para a tecnologia, mas perderemos sempre que lembrarmos que ou estamos fundamentados nos pilares de HOTELARIA – Atendimento e Serviço – e isto pressupõe calor humano ou vamos dar espaço para quem nunca disto se esqueceu.
Um de nossos consultados fundamentado nestes princípios foi considerado em ampla pesquisa de mercado o Melhor Hotel da categoria a nível Nacional e acreditem ou alguém o emita ou não lhe tira o posto. Sucesso Amigo.
0 comments
Write a comment