Modernismos #Sóquenão…
Li um destes dias uma postagem no linkedin sobre um Grande profissional que muito respeito e de quem sou Amigo.
No título vinha: “Com gestão inovadora…” fui ler afinal é assim que se estuda e estudando que se aprende e foi bom, porque sabendo do que se trata posso criar e fundamentar meu título.
Aos 14, quase 15 anos eu já andava dentro de hotel, claro que em hotelaria séria com esta idade contato com o senhor Hóspede nem pensar, mas sempre há uma vassoura um rodo um tambor a ser lavado e para um dia você dirigir tem que saber fazer, é muito mais fácil começar por baixo quando se é mais novo, e assim aconteceu comigo.
Mas vamos lá há tal “gestão Inovadora” para mim ela data de 1870/talvez 1877 – (Sim eu não me enganei, disse mil oitocentos e setenta e sete) Cezar Ritz o Rei dos Hoteleiros ou como o chamavam o Hoteleiro dos reis assumiu suas primeiras gerências por volta de 1877. – E ele fez e sempre difundiu aquilo a que hoje alguém aparece chamando de “gestão inovadora” permitam-me lembrar, se a gestão não atender os desejos – TODOS os desejos do senhor Hóspede e exceder em suas expetativas está fadada ao fracasso, aí vêm as crises. Porque o Di Capri passou pela crise “por cima” conheço outros, mas não estou autorizado a usar os nomes, O que eles fazem é SÓ ISSO “Gestão Inovadora” Há!! Por favor eles fazem gestão hoteleira secular e os que não aprenderem a voltar no tempo sem deixar de usar as modernas tecnologias vão fechar ou passar para as mãos de quem sabe fazer isso.
Quando o artigo fala de Redes sociais, sites de aluguel e outras coisas, diz o óbvio já que foi dito pelo profissional a que se refere:
“Ao invés de reclamar do mercado e lutar contra os aplicativos de economia compartilhada como o Airbnb, o mais importante é investir na experiência de cada cliente e personalizar a experiência de hospedagem.” (SIIMPLES ASSIM), por tão simples não entendem.
Isso é básico sem o que não há hotelaria. Há!!, mas o mercado? Os mercados requerem atenção, mas esse não é e nunca será o foco do Gestor sério e competente. Afinal este meu Amigo – no Primeiro mês de operação gerou GOP positivo, é claro que eu nem preciso perguntar para ele, pois o Hotel deve ter sido implantado por ele, e como grande profissional começou a vender ou preparar o mercado para o empreendimento seis meses antes da inauguração pelo menos.
Só quero chamar a atenção para um detalhe, “Gestão Inovadora”, nada mais é que a Boa, velha e séria gestão Hoteleira de 1877… Do nosso mestre e criador da Hotelaria que alguns ainda seguem, só os que não sofrem com a crise, só que com os suportes e a tecnologia de hoje, mas se perder a essência entrará em “crise” não invente a roda. A título de curiosidade, La “nuvele cuisene” data de 1735 aproximadamente. Faça o que Cesar Ritz ensinou e não tenha problemas com seu empreendimento. SUCESSO.
0 comments
Write a comment